Forgreen Logo

Mercado Livre de Energia

Mercado Livre de Energia tem por objetivo estimular a livre concorrência no mercado de energia. Com isso, o consumidor tem opções para negociação e trazer maior competitividade à sua atividade.



My Image

Quem pode ser um consumidor livre?

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 500 kW, por unidade ou somatório de unidades com o mesmo CNPJ. 

No mercado cativo (realidade da maioria dos grandes consumidores), o consumidor compra energia apenas da Concessionária, que possui autorização para os serviços de distribuição de  energia, ficando sujeito à  tarifas e reajustes  regulados pela ANEEL.

Comparativo - Conta de Energia

Consumidor Cativo: 1 única fatura emitida pela distribuidora.

Consumidor Livre: 1 fatura da empresa geradora ou comercializadora (energia contratada)
+ 1 fatura da distribuidora (uso do sistema).

Como funciona

Criado em 1995 (Lei 9.074) pelo Governo Federal, o Mercado Livre de Energia tem por objetivo estimular a livre concorrência no mercado de energia. Com isso, o consumidor tem opções para negociação e trazer maior competitividade à sua atividade.

Para grandes consumidores de energia elétrica, o cliente poderá comprar sua energia de diferentes fornecedores, sendo livre a negociação de preço, prazos e índices de reajuste, por meio de um contrato bilateral. 

Qual a vantagem de comprar energia no mercado livre?
No mercado livre de energia, os agentes consumidor e vendedor negociarão livremente as condições  comerciais, como preço, volume (kWh), período de fornecimento e índice de reajustes. O consumidor não  ficará exposto à bandeiras tarifárias, posto horário (apenas uma tarifa para ponta e fora de ponta) e reajustes  de tarifas de forma passiva.

Para quem eu pago a conta?
No mercado cativo, o consumidor recebe apenas uma fatura de energia da concessionária local. No  mercado livre, o consumidor terá uma fatura referente ao consumo de energia, paga diretamente ao gerador  ou comercializador, e uma fatura para a concessionária local referente ao uso do sistema de distribuição  (TUSD/Demanda).

Preciso de uma equipe em minha empresa dedicada à estes assuntos?
A ForGreen Energia possui equipe responsável desde o processo de adesão, até a realização de  atividades mensais pertinentes à operação do mercado livre. O cliente terá toda a tranquilidade para focar na  gestão de seus negócios.

Existe risco de fornecimento ou queda de energia?
Não existem diferenças físicas e de conexão entre o mercado livre e cativo, continuando a distribuição  de energia sob responsabilidade da concessionária local.

Dúvidas comuns

Mercado Livre de Energia